Seminário 2011

O Seminário de História da Construção Luso-brasileira aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo. O evento buscou, dentro de um quadro de pesquisa reconhecidamente incipiente, lançar as bases para a consolidação dos estudos em ‘História da construção’ no universo luso-brasileiro de forma a congregar pesquisadores do tema de ambos os lados do Atlântico, fazendo um balanço atualizado do ‘estado da arte’ e preparando as condições para o ‘Congresso Internacional de História da Construção Luso-brasileira’, no segundo semestre de 2013.

Para tanto o Seminário reuniu os pesquisadores portugueses e brasileiros que participam do Grupo de Pesquisa ‘História da Construção Luso-brasileira’ (PRONEX CNPq/FAPES) os quais realizaram durante o evento uma revisão historiográfica da História da Construção dentro dos seus campos específicos de pesquisa, assim como uma reunião técnica de organização do futuro Congresso.

O Grupo de Pesquisa ‘História da Construção Luso-brasileira’ convidou demais pesquisadores e interessados nesta temática de estudos a participar do evento. O contato estabelecido a partir da realização do Seminário, ampliou e consolidou as bases de uma comunidade luso-brasileira voltada para a pesquisa e o ensino da arquitetura comum a estas duas culturas, nos seus aspectos construtivos e no que isso implica de técnico, de material, de cultural e de social.

Os comentários estão encerrados.