Pesquisadores

O Grupo de Pesquisa ‘História da Construção Luso-brasileira’ é no momento constituído pelos seguintes pesquisadores oriundos das universidades proponentes e das colaboradoras:

- Dra. Beatriz Mugayar Kühl.

Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1988), com especialização e mestrado em preservação de bens culturais pela Katholieke Universiteit Leuven (1989-1992), Bélgica, doutorado pela FAUUSP (1996) e pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” (2001-2005). Desde 1998 é professora do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP, onde se dedica a disciplinas de história da arquitetura e de preservação, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Tem vários textos publicados, entre eles o livro Arquitetura do ferro e arquitetura ferroviária em São Paulo (São Paulo, Ateliê/FAPESP/SEC, 1998). Em 2006 defendeu tese de livre-docência intitulada Preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização: problemas teóricos de restauro, publicada em 2009 (Ateliê/FAPESP).

E-mails: bmk@usp.br; beatrizmkuhl@gmail.com

Endereço institucional: www.usp.br/fau

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/1816257172190217

- Dra. Cybèle Celestino Santiago.

Arquiteta, especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos e mestre em Arquitetura e Urbanismo (Conservação e Restauro) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Conservação de Pedra (Veneza), e doutora em Conservação do Patrimônio Arquitetônico (Universidade de Évora, Portugal). Professora da UFBA, pertence aos grupos de pesquisa NTPR (Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração) e CETA (Centro Tecnológico da Argamassa).

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/8320884040894174

- Dr. Helder Carita.

Arquitecto. Doutoramento em História da Arte Moderna – arquitectura e urbanismo, com o tema «Arquitectura Indo-Portuguesa na Região de Cochim e Kerala, modelos e tipologias do séc. XVI e XVII». Professor na ESAD da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva divide os seus domínios de investigação entre arquitectura e urbanismo sendo um das suas áreas privilegiadas a arquitectura civil. Tem participado em vários projectos internacionais como Investigador da FCT e do IHA da FCSH da Universidade Nova. Entre as suas principais obras publicadas destaca-se: Jardins em Portugal – Tratado da Grandeza dos…,  Ed. de Autor, Lisboa, 1987, Ed. Inglesa – Gardens of Portugal. Antique Collector’s Club, London, 1989 ; Le Palais de Santos, Ed. Michel Chandaigne, Lisboa, 1997 ; Os Palácios de Goa – Modelos e Tipologias de Arquitectura Civil Indo–portuguesa. Ed. Quetzal, Lisboa, 1995. Ed. Francesa – Les Palais de Goa. Ed. Michel Chandaigne : Paris, 1996. Ed. Inglesa Palaces of Goa. Ed. Cartago, London. 1999; Lisboa Manuelina e a formação de modelos urbanísticos da época moderna ( 1496-1521), Livros Horizonte, Lisboa, 1999; Ritz – Quatro Décadas de Lisboa, Ed. Hotel Ritz AS, Lisboa, 2000. Arquitectura Indo-Portuguesa na Região de Cochim e Kerala, Lisboa, Transbooks, 2008. Ed. Inglesa: Indo-Portuguese Arquitecture in Cochin and Kerala, New Dely, Transbooks. 2009.

- Dr. João Mascarenhas Mateus.

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Eng. Civil, Msc Arquitectura, Dr. em Eng. Civil. Representante português da CHS. Coordenou a I Conferência sobre História da Construção em Portugal. Autor de “Técnicas tradicionais de Construção em Alvenaria”. Dirigiu projectos de conservação para diferentes instituições portuguesas em Roma. Foi coordenador técnico da Candidatura da Baixa Pombalina de Lisboa a Património Mundial.

Currículo completo:

http://www.ces.uc.pt/investigadores/cv/joao_mascarenhas_mateus.php

- Dr. José Aguiar.

Investigador Principal do CIAUD-FAUTL e Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa na área de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Design, Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitetura e o responsável científico pelo grupo de disciplinas de Conservação, Restauro e Reabilitação Arquitetônica nos Mestrados e nos cursos de Doutoramento da FAUTL. Foi e é Docente convidado em cursos nacionais e estrangeiros de pós-graduação em conservação e reabilitação. É um pesquisador participante ativo no cenário da Conservação do Patrimônio Arquitetônico em Portugal, Arquiteto de formação (ESBAP/FAUTL), com doutoramento em ‘Conservação do Patrimônio Arquitetônico”. Foi, durante vinte anos Investigador do conhecido Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Actualmente é Presidente do ICOMOS Portugal e integrando diversas Comissões Científicas Internacionais no âmbito da UNESCO e do ICOMOS.

Endereço institucional: http://mestradoreabilitacao.fa.utl.pt/

Currículo completo: http://home.fa.utl.pt/~jaguiar/

- Prof. José de Monterroso Teixeira.

Professor convidado do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa. Especialista em Hitória da Arquitectura Barroca em Portugal. Autor de diversas obras sobre História da Arte e História da Arquitectura, entre as quais o recente livro sobre o Palácio de Palhavã, os textos relativos à iconografia azulejar de Lisboa ou a obra arquitectónica e escultórica do Aleijadinho. Tem investigado e publicado sobre programas construtivos portugueses emblemáticos como a Capela Real do Paço de Vila Viçosa ou o Teatro Nacional de São Carlos. Comissário da Exposição “O triunfo barroco”, que representou Portugal na Europália de 1991. Foi diretor do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém de 1993 a 1996 e do Museu da Fundação Ricardo Espírito Santo da Silva. De 2002 a 2006, foi Director Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

- Dr. José Simões de Belmont Pessôa.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Pianificazione Territoriale – Istituto Universitario Di Architettura Di Venezia (1992) e pós-doutorado sobre “invariantes urbanísticas nos centros históricos portugueses”, Universidade de Coimbra (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Restauração e Revitalização de Centros Históricos, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, centros históricos, restauração, história urbana, morfologia urbana e arquitetura moderna.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/6339561326164124

- Dra. Luciene Pessotti de Souza.

Estágio Pós-Doutoral pelo CNPq/FAPES no Programa DCR (UFES-2007/2010). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2005). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2000). Especialista em Restauração e Conservação e Monumentos e Sítios Históricos (IX CECRE). Possuí experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: preservação do patrimônio cultural, preservação do patrimônio ambiental urbano, desenvolvimento urbano, projetos executivos, consultoria.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/0948286158863150

- Dra. Maria Isabel Kanan.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS (1976), mestrado em “Architectural Conservation Studies” – University of York/ ING (1992), doutorado em “Science of Conservation” – Bournemouth University – ING (1995) e foi pesquisadora no Getty Conservation Institute, Los Angeles, USA de 2001 a 2002. Trabalhou no IPHAN por vários anos, ate 2009. Atualmente é arquiteta pesquisadora independente, ministrando cursos em programas de pos graduação, no CECRE, onde leciona desde 1996 e em vários outros programas. Tem experiência na área de conservação e restauração, capacitação de equipes de obras e profissionais, tecnologias de terra e cal. É membro do comitê internacional de terra do ICOMOS (ISCEAH), onde coordena o grupo de pesquisa paisagem cultural.

Endereço institucional: http://isceah.icomos.org/

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/2433910627890305

- Dr. Mário Mendonça de Oliveira.

Professor Emérito e Notório Saber da UFBA. Foi durante 32 anos Professor de História da Arquitetura, na FAUFBA, quando se aposentou. Atualmente é professor de disciplinas da Ciência da Conservação e da Restauração do PPGAU e coordenador do NTPR. Tem mais de 100 trabalhos publicados sobre história da arquitetura, fortificações antigas e ciência da conservação e da restauração do patrimônio cultural edificado.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/7052847353691583

- Dr. Nelson Pôrto Ribeiro (coordenador do Grupo).

Arquiteto pela UFRJ (1985), Doutor em História pela UFRJ (2000) com Pós-doutorado junto à Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2009). Professor Associado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFES. Professor do PPGAU/UFES (Mestrado em Arquitetura) e do PPGA/UFES (Mestrado em Artes). Foi sócio e responsável técnico da empresa Ópera Prima Arquitetura e Restauro Ltda. durante os anos de 1990 a 2002 trabalhando fundamentalmente na recuperação do patrimônio histórico imobiliário carioca.

E-mail: nelsonporto.ufes@gmail.com

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/6721776523175881

- Dra. Rosana Najjar

Possui graduação em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1983), especialização em Arqueologia pelo Museu Nacional / UFRJ (1988), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2005). É arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1983, atuando na preservação e gestão do patrimônio arqueológico, tendo também coordenado diversos projetos de pesquisa arqueológica em projetos de restauração. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do curso de Especialização em Arqueologia da Universidade Estadual do Amapá. Tem larga experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Preservação do Patrimônio Arqueológico, atuando principalmente nos seguintes temas: preservação, restauração, arqueologia histórica e educação patrimonial.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/2045065460597283

- Dra. Rosina Trevisan M. Ribeiro.

Formada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Gama Filho (1977), Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2000). Trabalhou onze anos no IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente é professora associada da FAU/UFRJ, professora e Coordenadora de Ensino do PROARQ – Programa de Pós-graduação em Arquitetura da FAU/UFRJ. Desenvolve os projetos de pesquisa: ‘Preservação e restauração do patrimônio edificado’ e ‘Técnicas construtivas do período neoclássico: um estudo das técnicas e materiais implantados e suas características regionais’. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2, do CNPQ.

Endereço institucional: www.proarq.fau.ufrj.br

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/5126799799489203

Os comentários estão encerrados.